Nova Carteira de Identidade gratuita é sucesso no Tocantins

Desde o início do ano, a Carteira Nacional de Identidade passou a ser emitida no Tocantins, substituindo o Registro Geral (RG) e com a primeira via gratuita. Até o momento, quase 94 mil identidades foram produzidas no estado. Em Palmas, os agendamentos para a emissão do novo RG são feitos pelo site da Secretaria de Segurança Pública, com necessidade de cadastro no gov.br. São oferecidos quatro locais para realização do documento, com agendamentos disponíveis a partir das 9h todos os dias, sendo oferecidas 800 vagas por semana. Apesar dos atendimentos disponíveis, alguns moradores da cidade têm enfrentado dificuldades para agendar o serviço online, relatando falta de horários disponíveis. Casos urgentes podem ser resolvidos presencialmente, mediante comprovação. No interior, não é necessário agendar o atendimento online. Basta comparecer a um dos núcleos de identificação com documentação necessária. Após a emissão, moradores da capital têm reclamado da demora na entrega do documento, como no caso da aposentada Stelamaris Barbosa, que terá que esperar cerca de 45 dias para receber a nova identidade. A nova Carteira Nacional de Identidade poderá ser solicitada até 2032, com inovações como a inclusão do CPF e QR Code para facilitar a identificação e acesso à versão digital do documento. A CNI também conta com a Machine Readable Zone (MRZ), possibilitando seu uso como documento de viagem, sob acordos internacionais. Para mais notícias da região, acesse o g1 Tocantins.

agosto 12, 2024 - 06:05
 0
Nova Carteira de Identidade gratuita é sucesso no Tocantins

Desde o início do ano, a Carteira Nacional de Identidade passou a ser emitida no Tocantins, substituindo o Registro Geral (RG) e com a primeira via gratuita. Até o momento, quase 94 mil identidades foram produzidas no estado.

Em Palmas, os agendamentos para a emissão do novo RG são feitos pelo site da Secretaria de Segurança Pública, com necessidade de cadastro no gov.br. São oferecidos quatro locais para realização do documento, com agendamentos disponíveis a partir das 9h todos os dias, sendo oferecidas 800 vagas por semana.

Apesar dos atendimentos disponíveis, alguns moradores da cidade têm enfrentado dificuldades para agendar o serviço online, relatando falta de horários disponíveis. Casos urgentes podem ser resolvidos presencialmente, mediante comprovação.

No interior, não é necessário agendar o atendimento online. Basta comparecer a um dos núcleos de identificação com documentação necessária. Após a emissão, moradores da capital têm reclamado da demora na entrega do documento, como no caso da aposentada Stelamaris Barbosa, que terá que esperar cerca de 45 dias para receber a nova identidade.

A nova Carteira Nacional de Identidade poderá ser solicitada até 2032, com inovações como a inclusão do CPF e QR Code para facilitar a identificação e acesso à versão digital do documento. A CNI também conta com a Machine Readable Zone (MRZ), possibilitando seu uso como documento de viagem, sob acordos internacionais.

Para mais notícias da região, acesse o g1 Tocantins.