Palmas: a capital do Matopiba em potencial
A deputada estadual Janad Valcari (PL) destacou durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) o potencial agrícola de Palmas, afirmando que a cidade tem tudo para se tornar a capital do Matopiba, uma região conhecida pela produção agropecuária. Segundo Janad, falta gestão e vontade política para explorar todas as oportunidades que o setor agrícola oferece para o desenvolvimento municipal. Ela ressaltou a localização estratégica de Palmas e a necessidade de tornar a cidade mais atrativa para as empresas, investir em tecnologia, melhorar a infraestrutura das estradas rurais e regulamentar a política tributária do município. A parlamentar enfatizou que eventos como a Agrotins contribuem para destacar o potencial agrícola de Palmas, posicionando a cidade como uma potência nesse setor. Em 2023, a feira atraiu 196 mil pessoas e movimentou cerca de R$3 bilhões em negócios, evidenciando o sucesso e a relevância do evento. Dados do Comex Stat mostram que em 2023 a capital exportou mais de $370 milhões de dólares, com a soja e o milho sendo os principais produtos comerciais. Janad acredita que esse número poderia ser ainda maior se houvesse um compromisso da gestão municipal em priorizar o desenvolvimento do setor agrícola.
A deputada estadual Janad Valcari (PL) destacou durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) o potencial agrícola de Palmas, afirmando que a cidade tem tudo para se tornar a capital do Matopiba, uma região conhecida pela produção agropecuária.
Segundo Janad, falta gestão e vontade política para explorar todas as oportunidades que o setor agrícola oferece para o desenvolvimento municipal. Ela ressaltou a localização estratégica de Palmas e a necessidade de tornar a cidade mais atrativa para as empresas, investir em tecnologia, melhorar a infraestrutura das estradas rurais e regulamentar a política tributária do município.
A parlamentar enfatizou que eventos como a Agrotins contribuem para destacar o potencial agrícola de Palmas, posicionando a cidade como uma potência nesse setor. Em 2023, a feira atraiu 196 mil pessoas e movimentou cerca de R$3 bilhões em negócios, evidenciando o sucesso e a relevância do evento.
Dados do Comex Stat mostram que em 2023 a capital exportou mais de $370 milhões de dólares, com a soja e o milho sendo os principais produtos comerciais. Janad acredita que esse número poderia ser ainda maior se houvesse um compromisso da gestão municipal em priorizar o desenvolvimento do setor agrícola.