Barragem rompe em propriedade particular no Tocantins e causa alagamento em zona rural
Governador afirma que governo estadual está empenhado em ações de resposta; não há registro de feridos.
Uma barragem em construção se rompeu parcialmente na manhã desta sexta-feira (19) em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins. O incidente, que ocorreu em uma propriedade particular, causou alagamento na zona rural do município, mas não há registro de feridos, conforme informaram as autoridades.
O governador do estado, Wanderlei Barbosa, afirmou em vídeo que acompanha a situação e garantiu o empenho do governo estadual. "Estamos preocupados com essa situação. É dentro de uma propriedade particular, mas o nosso governo está preocupado com a devastação ambiental e também com a nossa população ribeirinha", disse o governador.
Resposta das autoridades e prejuízos
O Corpo de Bombeiros Militar informou que o rompimento causou prejuízos materiais, ainda não mensurados, e atingiu o Balneário Ribeirão Bonito, um atrativo turístico local. Por volta das 17h25, as equipes constataram que o nível da água já apresentava redução gradativa e não oferecia mais risco imediato a pessoas, animais ou bens.
No entanto, persiste a preocupação com o desabastecimento de água potável, devido à contaminação provocada pelo incidente. A empresa responsável, ZX Energia, contratou um caminhão-pipa e distribuiu água mineral aos moradores como medida preventiva.
Investigação em andamento
A Polícia Civil do Tocantins instaurou inquérito para apurar as causas do rompimento. A ZX Energia, responsável pela obra da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), afirmou em nota que o acidente ocorreu durante a fase de obra civil e que colabora integralmente com as autoridades para a apuração técnica.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Natalício Torres da Silva, relatou que a água invadiu comércios da região do balneário. "A água invadiu, retiramos todo o pessoal de lá, vieram todos para cima dos morros, para longe mesmo", explicou.
Impactos locais e orientações
O prefeito José Luciano Azevedo (Republicanos) destacou que a primeira ação foi desocupar as áreas ribeirinhas, incluindo o balneário, turistas e pequenos produtores rurais. Ele também orientou motoristas a fazerem desvios na região da TO-110 devido ao risco de a ponte local ser afetada.
A prefeitura informou que o vertedouro da usina está baixo e que a previsão para o rio voltar ao normal é na madrugada de domingo (21). O Governo do Estado acompanha a situação por meio do Corpo de Bombeiros, Naturatins, Defesa Civil e polícias Civil e Militar.
Deixe seu Comentário
0 Comentários