Guarda Metropolitana de Palmas resgata filhote de veado ferido em área industrial
Animal foi encaminhado para hospital veterinário após ser encontrado com lesões nas patas e na boca no setor de Taquaralto
A Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas resgatou nesta quarta-feira (18) um filhote de veado com ferimentos nas patas e na boca no setor industrial de Taquaralto. O animal foi levado para o Hospital Veterinário da Ulbra, onde recebe cuidados iniciais e passa por avaliação para verificar a gravidade das lesões.
Protocolo de resgate seguido à risca
De acordo com o fiscal ambiental Rozeni Domingos, a equipe seguiu o protocolo padrão para animais silvestres após receber o chamado pelo Sistema Integrado de Operações (Siop). O filhote foi capturado e levado primeiro ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) para avaliação prévia, que determinou a necessidade de atendimento veterinário especializado.
"Se não houver ferimento no animal, nós apenas o recolhemos e o Centro de Fauna do Tocantins faz a reintegração ao habitat natural", explicou Domingos. O número para solicitar atendimentos da Guarda Metropolitana Ambiental é o 153.
Próximos passos
O veado permanecerá sob cuidados veterinários até que esteja recuperado para possível reintegração à natureza. Caso as lesões sejam graves ou impeçam sua sobrevivência na natureza, o animal poderá ser encaminhado para um centro de reabilitação permanente.
Deixe seu Comentário
0 Comentários