Prefeitura de Palmas apresenta projeto para criação do Centro de Educação Inclusiva
Um novo projeto da Prefeitura de Palmas visa transformar o atendimento a alunos com necessidades educacionais específicas.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou nesta sexta-feira, 2, o projeto do Centro de Educação Inclusiva (CEI), que tem como principal objetivo ampliar o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas na rede municipal de ensino. O evento, realizado no auditório da Semed, reuniu autoridades, gestores municipais, educadores e representantes de entidades que atuam na área da educação inclusiva, além de mães de crianças com necessidades especiais.
Durante a apresentação, foram expostas as diretrizes do CEI, que buscará oferecer suporte especializado em diversas áreas de formação visando garantir a inclusão plena dessas crianças. Entre as iniciativas do Centro, estão a integração de políticas públicas já existentes e a ampliação do acesso a tecnologias assistivas, além de estabelecer parcerias com diferentes instituições que contribuam para o desenvolvimento dos alunos.
A secretária Débora Guedes enfatizou que o CEI será um espaço dedicado ao acolhimento social e ao desenvolvimento das habilidades das crianças, comentando que o espaço será construído utilizando o método Steel Frame, que facilita uma entrega mais rápida e eficiente da obra. Com um investimento total de R$ 5 milhões, recurso proveniente de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, o espaço ocupará uma área de 1070 m² e a previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.
Desde o início de 2023, a Semed já tomou diversas medidas para fortalecer o acolhimento de alunos neurodivergentes, incluindo a criação inédita da Superintendência de Educação Inclusiva. Até o momento, cerca de 700 profissionais de apoio escolar foram contratados e estão atuando nas escolas municipais. Este projeto representa um importante passo na busca por uma educação mais inclusiva e respeitosa em Palmas.
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