Prefeitura de Palmas inicia suplementação de vitamina A para crianças de até cinco anos
Programa da Prefeitura de Palmas disponibiliza vitamina A em USFs para proteger a saúde infantil e prevenir doenças.
A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está implementando o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA). Este programa visa disponibilizar vitamina A nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para bebês a partir de seis meses e crianças com até cinco anos. A vitamina A é fundamental para proteger a saúde ocular, promover o desenvolvimento e prevenir riscos de diarreia e mortalidade infantil.
As crianças menores de um ano devem receber uma única dose de 100 mil unidades internacionais (U.Is) em USFs específicas. Por outro lado, as crianças entre um e cinco anos precisam tomar 200 mil UIs a cada seis meses em qualquer uma das 34 unidades de saúde da capital, para atender à demanda nutricional adequada para essa faixa etária. A nutrição infantil é uma prioridade, e a distribuição do suplemento se alinha ao que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A nutricionista Débora de Sousa Barbosa, responsável pelo programa, salienta que a suplementação deve ser complementada por uma alimentação balanceada. Ela enfatiza a importância de incluir na dieta produtos como leite materno, ovos, fígado, vegetais verdes e frutas amarelo-alaranjadas, que são fontes naturais de vitamina A. A lista das USFs que oferecem a suplementação inclui uma série de localidades como USF Arno 41, USF José Lúcio Carvalho e USF Santa Fé, entre outras, garantindo acesso facilitado às famílias.
Deixe seu Comentário
0 Comentários