Prefeitura de Palmas recolhe mais de 100 pneus descartados irregularmente na região sul da capital
A retirada de pneus descartados incorretamente revela a preocupação com a saúde pública e meio ambiente.
A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, realizou a retirada de mais de 100 pneus descartados de forma irregular em uma estrada que leva a praias, nas proximidades da Arso 132 (1305). O trabalho de recolhimento teve início na tarde de segunda-feira, 5, e foi concluído na quarta-feira, 7. Todo o material coletado foi direcionado para o Ecoponto de Pneus, situado na área industrial de Taquaralto, que é o local apropriado para a destinação desse tipo de resíduo.
O descarte inadequado de pneus é classificado como crime ambiental e fere a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N.º 12.305/2010), que impõe ao gerador a responsabilidade pela correta destinação dos resíduos que produz. A situação encontrada indica que o ponto clandestino é utilizado de forma indevida, o que evidencia a necessidade de uma maior fiscalização sobre esses atos.
A Prefeitura alerta que o descarte irregular de pneus não apenas causa danos ao meio ambiente, mas também representa um risco à saúde pública, ao funcionar como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Para combater essa prática, a gestão municipal solicita a colaboração da população para fiscalizar e denunciar casos semelhantes, reforçando que as denúncias podem ser feitas pelo e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br, e pedidos de serviços da Zeladoria Urbana pelos telefones (63) 3212-7426 / 3212-7411.
Deixe seu Comentário
0 Comentários