Os usuários do transporte coletivo de Palmas podem respirar aliviados, pois a tarifa foi prorrogada para R$ 2 até o dia 30 de abril. A decisão foi anunciada pela prefeitura e um decreto a respeito será publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (31). A passagem havia sido reduzida de R$ 3,85 em fevereiro, como parte de um processo de transição da administração do transporte público, que está sendo transferido da gestão pública para a iniciativa privada.
Atualmente, o edital para concessão do serviço está em fase final de análise pelos órgãos de controle, mas a prefeitura ainda não definiu uma data para a publicação do documento. Além disso, o serviço de transporte continua gratuito aos finais de semana e feriados. Os usuários podem efetuar recargas nas estações de ônibus e nas unidades do Resolve Palmas, localizadas em Taquaralto e na Avenida JK.
Vale lembrar que o transporte público de Palmas esteve sob concessão privada por mais de 20 anos. Com o término do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu reinstituir o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Um decreto publicado em janeiro autorizou a nova concessão, que ocorrerá por meio de licitação pública com validade de 20 anos e obrigatoriedade de um único lote de serviços, que contará com uma frota de 180 ônibus para atender uma população de 323 mil habitantes.
Comentários