Tocantins prevê concursos para Polícia Civil, Penal e Saúde ainda em 2026
Governo autorizou processo seletivo com mais de 5 mil vagas para a Saúde, que não realiza concurso há 18 anos.
O governo do Tocantins tem previsão de realizar três grandes concursos públicos ainda em 2026, para as polícias Civil e Penal e para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A autorização para dar andamento ao certame da Saúde, o primeiro a ser anunciado oficialmente, foi dada na sexta-feira (30).
As seleções estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em dezembro de 2025. A Lei Orçamentária Anual (LOA) também inclui recursos para concursos na administração direta e indireta do estado.
Saúde terá mais de 5 mil vagas após 18 anos
O último anúncio feito pelo governador foi para o quadro da SES, que não realiza concurso desde 2008. Serão ofertadas 5.124 vagas distribuídas em 31 categorias profissionais, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos especialistas.
O secretário de Saúde, Carlos Felinto, informou que a próxima etapa será a publicação da portaria da comissão organizadora, seguida da contratação da banca examinadora. "A previsão é que o certame seja realizado ainda em 2026", afirmou Felinto. O edital ainda não tem data para ser lançado.
Polícia Civil tem déficit de mais de 1,2 mil servidores
Para a Polícia Civil, a promessa de um concurso persiste, mas sem data definida. Em 2024, o governador chegou a anunciar um certame com 381 vagas para início imediato e 71 em cadastro reserva, com provas previstas para março de 2025, o que não se concretizou.
Em julho de 2025, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) apontou um déficit de 1.272 servidores no quadro da corporação. Questionada pelo g1 sobre uma nova previsão para o lançamento do edital, a pasta não respondeu até a publicação desta reportagem.
Polícia Penal também aguarda definição
A Polícia Penal do Tocantins também é contemplada com recursos na LOA para a realização de um concurso público em 2026. A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), pasta à qual a corporação está vinculada, foi questionada pelo g1 sobre prazos, mas também não se manifestou.
A realização dos concursos é aguardada para recompor quadros deficitários e melhorar a prestação de serviços públicos essenciais no estado, especialmente na área da saúde e da segurança.
Deixe seu Comentário
0 Comentários