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Caminhões atravessam ponte em construção entre Tocantins e Maranhão na BR-226
Tocantins

Caminhões atravessam ponte em construção entre Tocantins e Maranhão na BR-226

Veículos foram filmados na noite de segunda-feira, apesar da estrutura estar com 95% de conclusão e sem liberação oficial.

Redação
Redação

16 de dezembro de 2025 ·

Diversos caminhões foram filmados atravessando a nova ponte entre Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, na noite da última segunda-feira (15). A travessia ocorreu na BR-226, mesmo com a obra ainda em fase final de conclusão e sem uma liberação oficial para tráfego.

Segundo o último balanço divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a estrutura está com 95% das obras concluídas. O órgão informou que os últimos serviços estão sendo realizados para que a entrega ocorra ainda em dezembro de 2025.

Imagens mostram travessia

Imagens divulgadas pela página Estreito Online mostram vários veículos pesados concluindo a travessia pela nova estrutura. O g1 questionou o Dnit sobre o motivo da passagem dos caminhões, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Conforme o cronograma mais recente, divulgado pelo Dnit na sexta-feira (12), as equipes trabalhavam na execução dos acessos, na protensão dos cabos laterais, no asfaltamento da ponte e na implantação das barreiras de concreto e do guarda-corpo.

Próximas etapas da obra

As próximas etapas previstas são a aplicação das juntas de dilatação do balanço sucessivo e dos encontros nas duas margens do Rio Tocantins. Também faltam a execução das calçadas nos acessos e da laje de transição no lado tocantinense da ponte.

Contexto: desabamento da ponte antiga

A antiga ponte de Estreito, construída na década de 1960, desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. A tragédia resultou em 14 mortos, três desaparecidos e uma pessoa ferida.

No desabamento, caíram no Rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões. Dois dos caminhões carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.

Em fevereiro de 2025, os remanescentes da estrutura antiga foram implodidos. Logo em seguida, teve início a construção da nova ponte, que servirá como uma rota vital para o transporte de pessoas e cargas entre os dois estados.

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