Caminhões atravessam ponte em construção entre Tocantins e Maranhão na BR-226
Veículos foram filmados na noite de segunda-feira, apesar da estrutura estar com 95% de conclusão e sem liberação oficial.
Diversos caminhões foram filmados atravessando a nova ponte entre Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, na noite da última segunda-feira (15). A travessia ocorreu na BR-226, mesmo com a obra ainda em fase final de conclusão e sem uma liberação oficial para tráfego.
Segundo o último balanço divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a estrutura está com 95% das obras concluídas. O órgão informou que os últimos serviços estão sendo realizados para que a entrega ocorra ainda em dezembro de 2025.
Imagens mostram travessia
Imagens divulgadas pela página Estreito Online mostram vários veículos pesados concluindo a travessia pela nova estrutura. O g1 questionou o Dnit sobre o motivo da passagem dos caminhões, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme o cronograma mais recente, divulgado pelo Dnit na sexta-feira (12), as equipes trabalhavam na execução dos acessos, na protensão dos cabos laterais, no asfaltamento da ponte e na implantação das barreiras de concreto e do guarda-corpo.
Próximas etapas da obra
As próximas etapas previstas são a aplicação das juntas de dilatação do balanço sucessivo e dos encontros nas duas margens do Rio Tocantins. Também faltam a execução das calçadas nos acessos e da laje de transição no lado tocantinense da ponte.
Contexto: desabamento da ponte antiga
A antiga ponte de Estreito, construída na década de 1960, desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. A tragédia resultou em 14 mortos, três desaparecidos e uma pessoa ferida.
No desabamento, caíram no Rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões. Dois dos caminhões carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Em fevereiro de 2025, os remanescentes da estrutura antiga foram implodidos. Logo em seguida, teve início a construção da nova ponte, que servirá como uma rota vital para o transporte de pessoas e cargas entre os dois estados.
Deixe seu Comentário
0 Comentários