Esposa de sertanejo é presa em Orlando por dirigir sem habilitação local válida
Empresária brasileira apresentou CNH do Brasil, mas legislação da Flórida exige documento estadual para residentes.
Amanda Vasconcelos Barbosa Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, da dupla com Juliano, foi presa em Orlando, na Flórida (EUA), na tarde de segunda-feira (2). A detenção ocorreu porque, apesar de ter residência fixa no estado, ela não possuía a carteira de habilitação local exigida por lei, apresentando apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira.
A prisão foi realizada na casa da empresária, após policiais do Condado de Orange rastrearem o endereço através da placa do veículo que ela dirigia. O episódio começou quando Amanda, ao volante de uma picape, desobedeceu a uma ordem de parada dada por uma viatura policial na região da South International Drive com a Daryl Carter Parkway.
Detalhes da abordagem e da prisão
Conforme o relatório policial, os agentes inicialmente observaram a caminhonete de Amanda realizando uma mudança indevida de faixa. Após consultar a placa do veículo, os sistemas internos indicaram que o proprietário registrado não possuía habilitação válida. Os policiais então acionaram as luzes e a sirene da viatura para uma abordagem.
Amanda, no entanto, não parou imediatamente. Ela virou para a Avenida Daryl Carter e seguiu em frente, desobedecendo à ordem. A polícia então foi até sua residência. Lá, a empresária afirmou aos policiais que não tinha certeza se a ordem de parada era para ela e pediu desculpas diversas vezes.
Ela argumentou que tinha a CNH do Brasil, que estava nos EUA apenas para duas semanas de férias e que morava no Brasil. No entanto, a polícia constatou que Amanda possui visto americano válido até 2032 e é proprietária de uma casa em Orlando, fatores que, segundo a legislação local, a caracterizam como residente e a obrigam a portar a habilitação da Flórida.
Acusações e situação legal
Amanda Vasconcelos enfrenta três acusações registradas pelo Gabinete do Xerife do Condado de Orange: uma criminal e duas infrações de trânsito. A acusação criminal é de tentativa de fuga e elisão de agente da autoridade. As infrações são por dirigir sem habilitação válida e por mudança insegura de faixa.
Após a detenção, ela passou a noite na Divisão 10, uma unidade penal. Uma audiência no Tribunal de Orlando foi marcada para terça-feira (3). Para a acusação de dirigir sem habilitação, foi estipulada uma fiança de US$ 500 (cerca de R$ 2.630). Para a acusação de tentativa de fuga, os registros iniciais indicaram que não foi estipulada fiança.
Contexto familiar e reações
Amanda é empresária e sócia de empresas no setor de vestuário e acessórios em Palmas (TO). Ela tem dois filhos, de 6 e 4 anos, e é filha do coronel Márcio Barbosa, comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins.
O g1 tentou contato com a assessoria da dupla sertaneja, com parentes de Amanda e com sua defesa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Orlando, informou que "está disponível para prestar assistência consular à nacional", seguindo os protocolos de privacidade que impedem a divulgação de detalhes sobre o atendimento.
Deixe seu Comentário
0 Comentários