Governador do Tocantins nomeia novos presidentes para Igeprev e ATR
Mudanças no primeiro escalão incluem novo chefe de gabinete e secretário de Assuntos Institucionais.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), nomeou novos presidentes para duas importantes autarquias estaduais nesta quarta-feira (17). As nomeações de Bárbara Jesuína Mendes Gomes para o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) e de Matheus Pereira Martins para a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).
As mudanças passam a valer imediatamente e fazem parte de uma série de ajustes no primeiro escalão do governo desde que Barbosa reassumiu o cargo. O governador havia sido afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na Operação Fames-19, que investiga desvios de recursos públicos durante a pandemia de Covid-19, mas retornou após uma liminar do ministro do STF Nunes Marques. Wanderlei Barbosa nega todas as acusações.
Novos nomes no comando
Além das presidências das autarquias, o governador também definiu novos nomes para cargos diretos no Palácio Araguaia. Paulo Hernandes Moura Lima foi escolhido como o novo chefe de gabinete, e Iderval João da Silva assumirá a Secretaria de Estado de Assuntos Institucionais.
Bárbara Jesuína Mendes Gomes, agora à frente do Igeprev, será responsável pela gestão do regime próprio de previdência dos servidores públicos estaduais. Já Matheus Pereira Martins comandará a ATR, órgão regulador que fiscaliza serviços públicos no estado.
Contexto das mudanças
As nomeações ocorrem em um momento de reestruturação da gestão estadual. A Operação Fames-19, deflagrada em 2023, investiga um suposto esquema de desvios que teria causado um prejuízo de R$ 20 milhões aos cofres públicos durante a emergência sanitária da Covid-19.
O retorno de Wanderlei Barbosa ao governo, determinado por liminar, ainda está sob análise judicial. Enquanto isso, o governador segue realizando mudanças em sua equipe, indicando uma tentativa de estabilizar a administração.
As informações sobre as nomeações e o contexto político foram extraídas da publicação no Diário Oficial do Estado e de reportagens anteriores do g1 Tocantins.
Deixe seu Comentário
0 Comentários