Jacaré-açu de até 4 metros é filmado em rio da Ilha do Bananal no Tocantins
Pescador registrou animal da maior espécie de crocodiliano da América do Sul em momento de tranquilidade no Rio Javaés.
Um jacaré-açu, considerado o maior crocodiliano da América do Sul, foi filmado por um pescador nas águas do Rio Javaés, na Ilha do Bananal, em Lagoa da Confusão (TO). O registro, feito em outubro de 2025 pelo pescador esportivo Jeová Lima, viralizou nas redes sociais após ser postado na terça-feira (6) e mostra o réptil de grande porte em um momento de aparente calma.
O vídeo foi gravado na Pousada de Pesca Javaé Camp. Nas imagens, o jacaré aparece com o corpo parcialmente submerso e quase imóvel, movimentando apenas a cauda. A espécie também é comumente encontrada nos rios Araguaia e Tocantins.
Animal de personalidade tranquila
De acordo com o biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho, apesar do visual imponente, o jacaré-açu é tipicamente tranquilo e não representa uma ameaça direta aos humanos. O especialista explica que o comportamento observado é uma estratégia de caça.
"Na verdade, ele não está imóvel. Os jacarés fazem muito isso de ficar com o corpo parcialmente submerso e se movimentando lentamente, só mexendo a pontinha da cauda, até conseguir chegar perto de uma presa. É assim que eles fazem o bote", detalhou Carvalho.
Dimensões da espécie e estimativa do animal filmado
Conforme o biólogo, a região da Ilha do Bananal é conhecida por abrigar crocodilianos de grande porte. Com base no vídeo, ele estima que o jacaré filmado por Jeová Lima tenha entre 3,5 e 4 metros de comprimento.
"Sabendo que um jacaré-açu pode atingir até 5 metros, esse deveria ter entre 3,5 e 4 metros. Não dá para ter uma estimativa mais precisa por não haver uma imagem comparativa como uma canoa do lado, por exemplo. Mas sei que os jacarés de lá são imensos", comentou.
Um macho adulto da espécie pode chegar a medir 5 metros, enquanto as fêmeas são menores, podendo atingir até 2,8 metros de comprimento.
Registro viraliza e chama atenção para a fauna local
O vídeo postado por Jeová Lima foi amplamente compartilhado em perfis voltados para pesca e notícias da região da Ilha do Bananal, destacando a presença da fauna característica do local. O jacaré-açu, além de seu tamanho, possui várias peculiaridades muitas vezes desconhecidas do grande público.
A gravação serve como um registro da biodiversidade do Tocantins e ilustra o comportamento natural de uma das maiores espécies de répteis do continente em seu habitat.
Deixe seu Comentário
0 Comentários