Jacaré-açu gigante é filmado nadando tranquilamente na Ilha do Bananal (TO)
Especialistas explicam que o comportamento silencioso do maior jacaré do Brasil é uma estratégia para capturar presas.
Um jacaré-açu de grande porte foi filmado nadando calmamente no Rio Javaés, na Ilha do Bananal, em Lagoa da Confusão, no sudoeste do Tocantins. O registro foi feito pelo pescador Jeová Lima em outubro de 2025, durante uma pescaria esportiva, e viralizou nas redes sociais após ser postado na terça-feira (6).
Conhecido também como jacaré-preto, o *Melanosuchus niger* é a maior espécie de jacaré do Brasil, podendo atingir até 6 metros de comprimento e cerca de 400 quilos. O animal avistado tem entre 3 e 4 metros, segundo a bióloga Michelle Granato Guastalla, mestre em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado.
Estratégia de caça silenciosa
O comportamento tranquilo e silencioso do jacaré-açu é, na verdade, uma tática de caça. "Se fizerem barulho, a presa percebe sua presença muito antes, diminuindo as chances de ataque", explicou Michelle Guastalla em entrevista ao g1. A bióloga detalha que, por serem ectotérmicos (controlam a temperatura conforme o ambiente), esses répteis adotam uma forma "oportunista" de obter alimento.
Segundo a especialista, quanto mais imóveis e calmos, maior é o sucesso na obtenção de comida. "Em outros momentos, nadam bem devagar pelo corpo d’água, para reduzir ao máximo qualquer barulho ou movimento que possa espantar a presa", concluiu.
Importância ecológica e habitat
A doutora Lucélia Gonçalves Vieira, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), estudou a espécie em sua tese de doutorado. Ela ressaltou ao g1 que o jacaré-açu exerce uma função fundamental no equilíbrio dos rios da bacia do Tocantins por ocupar o topo da cadeia alimentar, controlando populações de peixes e evitando desequilíbrios no ambiente aquático.
Vieira afirmou que a Ilha do Bananal e os rios Araguaia e Tocantins são ambientes comuns para a espécie, caracterizados por pouca presença humana e grande oferta de peixes.
Contexto da região
A Ilha do Bananal, com vinte mil quilômetros quadrados, é a maior ilha fluvial do mundo. Localizada no sudoeste do Tocantins, ela abriga o Parque Nacional do Araguaia, dezenas de aldeias de três etnias indígenas e é um ponto de encontro entre os biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia, preservando uma natureza em grande parte intocada.
A bióloga Michelle Guastalla lembrou que, de maneira geral, os animais reagem de forma instintiva. Caso se sinta encurralado, o jacaré-açu pode atacar por instinto de sobrevivência, mas o comportamento observado no vídeo é típico de sua estratégia de caça.
Deixe seu Comentário
0 Comentários