Jovem de 17 anos aprovado em medicina na UFT conciliava estudos com trabalho braçal
Aprovação veio após queda de energia; estudante percorria 20 km diários para chegar à escola.
Fernando Abreu Miranda, de 17 anos, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o mais concorrido da instituição. O jovem, que mora em Itaporã, no norte do estado, conciliava uma rotina exaustiva de estudos com trabalho braçal ao lado do pai e um deslocamento diário de 20 quilômetros para a escola.
A confirmação da vaga ocorreu de forma inusitada na madrugada do dia 29 de janeiro. Após uma forte chuva que causou queda de energia em sua casa, o estudante verificou o sistema do Ministério da Educação (MEC) quando a luz voltou e encontrou seu nome na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Rotina de dedicação e superação
Nos primeiros meses de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fernando estudava de 4 a 5 horas por dia. Na reta final, a dedicação intensificou-se para até 10 horas diárias. “Minha rotina de estudos começava de manhã. Eu estudava duas matérias por dia ou mais, sempre conciliando uma de exatas e outra de humanas”, explicou ao g1.
O jovem não frequentou cursinho preparatório, utilizando apenas vídeos, livros e lives disponíveis na internet. Além dos estudos, ele auxiliava o pai em serviços pesados no campo, como roçar juquira e cortar grama.
Mudança de planos e nova vida em Palmas
Originalmente, o plano de Fernando era cursar farmácia. A aprovação em medicina, portanto, foi uma surpresa. “Vi lá que tinha sido chamado... Fui conferir e foi quando pensei: ‘Devo estar sonhando’, e dormi de novo”, relembrou sobre o momento da descoberta.
As aulas na UFT começam no dia 23 de fevereiro. Para frequentar o curso, o estudante se prepara para se mudar para Palmas, capital do estado, que fica a 250 quilômetros de sua cidade natal. Ele contará com o apoio de parentes que já residem na capital.
A notícia da aprovação foi celebrada por familiares e amigos, que fizeram uma carreata em homenagem ao jovem. Fernando é aluno do Colégio Militar Ary Ribeiro Valadão Filho, em Colinas do Tocantins.
Deixe seu Comentário
0 Comentários