Ministério descarta caso de gripe aviária em granja do Tocantins
Único caso confirmado em granja comercial, no RS, teve quarentena encerrada em maio
O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (28/05/2025) que descartou a suspeita de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Aguiarnópolis, no Tocantins. A análise foi realizada após notificação no painel de monitoramento de Síndromes Respiratórias e Nervosas em aves.
Atualmente, apenas uma suspeita segue em investigação, em Anta Gorda (RS). O ministério já havia descartado outro caso em Ipumirim (SC) no domingo (25). O único foco confirmado em granja comercial, em Montenegro (RS), teve sua quarentena encerrada no sábado (25).
Segundo protocolos internacionais, o Brasil só poderá se declarar livre da doença se não registrar novos casos até 18 de junho - data que marca o fim do ciclo de 28 dias do vírus H5N1, contados a partir da desinfecção completa da granja afetada no RS.
O caso em Montenegro provocou suspensão das exportações de frango por parte de alguns países. A China, principal compradora, bloqueou todo o território nacional, enquanto outros como Emirados Árabes e Japão restringiram apenas produtos oriundos do município gaúcho.
O Ministério reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos, e que o Brasil nunca registrou casos humanos da doença.
Deixe seu Comentário
0 Comentários