Operação Boas Festas da PMTO inicia com reforço de R$ 1 milhão em horas extras
Ação estratégica visa reduzir criminalidade e acidentes de trânsito durante as festividades de fim de ano em todo o estado.
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) deu início, nesta quinta-feira (5), à Operação Boas Festas 2025, que se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2026. A ação prevê um aumento do efetivo nas ruas com o objetivo de reduzir indicadores de criminalidade, infrações, acidentes e mortes no trânsito durante o período das festas de fim de ano.
Serão investidos quase R$ 1 milhão para garantir o pagamento de horas extras aos policiais militares. A operação contemplará policiamento ostensivo, blitze educativas e ações preventivas e repressivas em pontos de grande circulação de pessoas em todas as cidades do estado.
Estratégia em duas etapas e compromisso da corporação
Segundo a PM, a Operação Boas Festas será dividida em duas etapas, embora os detalhes específicos de cada fase não tenham sido divulgados. O comandante-geral da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, afirmou que a presença policial será contundente.
“Estaremos com nosso efetivo nas ruas, priorizando o policiamento em áreas de grande fluxo comercial e em áreas residenciais, para prevenir crimes e assegurar que as festividades transcorram em paz. A presença da Polícia Militar será contundente em todo o Estado, reafirmando nosso compromisso inegociável com a proteção de todos os cidadãos”, explicou o comandante.
Balanço anual e dicas de segurança
Em balanço divulgado na quarta-feira (4), a PMTO apontou uma queda nos índices de violência no estado. Ao longo de 2025, foram apreendidos 1.374 kg de drogas e realizadas 5.324 prisões por diversos crimes, além do cumprimento de 959 mandados de prisão.
“Estes números são a prova do nosso esforço em entregar uma segurança pública cada vez mais eficaz e humana. Os dados estatísticos comprovam a eficácia de nossas estratégias”, afirmou o coronel Cláudio Thomaz.
O coronel Thiago Monteiro, comandante do 1º Batalhão de Palmas, deu dicas de segurança residencial para o período, alertando que criminosos buscam ambientes vulneráveis e quebras de rotina. Entre as recomendações estão avisar a polícia sobre viagens, não deixar a casa aparentemente vazia, instalar câmeras de segurança e reforçar portas e janelas.
Contexto e próximos passos
A operação segue um modelo já consolidado em anos anteriores, adaptando-se às necessidades específicas do período festivo, que historicamente registra aumento na circulação de pessoas e de bens. A PMTO mantém canais de comunicação abertos para a população reportar ocorrências e solicitar apoio durante a operação, que terá seu encerramento e balanço final divulgados após o dia 6 de janeiro.
Deixe seu Comentário
0 Comentários