Pais dormem em fila para garantir matrículas de filhos em escola no Tocantins
Prefeitura reconhece falha no sistema e promete implantar matrículas online ainda em 2026.
Para garantir a matrícula de filhos em escolas da rede municipal de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, pais e responsáveis passaram a noite em filas que se formaram nas unidades de ensino na madrugada desta quarta-feira (14). Muitos dormiram nas escolas ou nas calçadas, com medo de não conseguirem vagas.
Em nota, a Prefeitura de Dianópolis afirmou que estão garantidas vagas para todas as crianças em idade escolar até 14 anos, conforme assegura o direito constitucional à educação. A gestão municipal reconheceu que o modelo de matrícula "não foi o ideal" e informou que um novo sistema online será implantado ainda neste ano.
Madrugada de espera por uma vaga
A operadora de caixa Maria Lourdes Clara Dias, de 20 anos, passou pela situação na Escola Municipal Batista B.H. Foreman. Ela precisava de duas vagas para os filhos, mas até o fim do dia só havia conseguido uma, para o 5º ano. "Passei a noite no polo da Batista B.H. Foreman... Às 6h eu precisei correr para o polo da Imaculada Conceição porque o polo mais próximo da minha casa... não tinha mais vaga", contou.
Maria de Lourdes relatou que os atendimentos só começaram às 7h e cada um demorava mais de 30 minutos devido à conferência de documentos. "Foi humilhante ver mães de crianças na luta para conseguir uma vaga para o 1º ano dormindo no chão das escolas. Eu não dormi, passei a noite sentada em uma cadeira, porque se eu dormisse [poderia] passar seis na minha frente", disse.
Resposta da prefeitura e promessa de mudança
Em comunicado oficial, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, explicou que as filas se formaram "em razão da escolha pela disponibilidade imediata na escola ou turno desejado pela família". A administração classificou a situação como operacional, a ser resolvida por "análise individual e diálogo direto com os responsáveis".
A gestão se comprometeu a implantar um novo sistema de matrículas online ainda em 2026, com o objetivo de tornar o processo "mais transparente, rápido e eficiente, reduzindo ao máximo esse tipo de ocorrência no futuro". A prefeitura também destacou que a educação do município é "referência regional e nacional", com conquistas como o Selo Ouro de Alfabetização do MEC e bons resultados no IDEB.
Deixe seu Comentário
0 Comentários