Ponte entre Tocantins e Maranhão atinge 95% e deve ser entregue até fim de dezembro
Nova estrutura substituirá a JK, que desabou há um ano causando 14 mortos, e recebeu investimento federal de R$ 172 milhões.
A construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, ligando os estados do Tocantins e Maranhão, está na reta final, com 95% das obras concluídas. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que a travessia seja liberada para o tráfego ainda em dezembro de 2025.
A nova estrutura vai substituir a Ponte Presidente Juscelino Kubitschek, que desabou às 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. O colapso resultou em 14 mortos, três desaparecidos e um ferido, após veículos, incluindo caminhões com produtos perigosos, caírem no rio.
Investimento e características da obra
A obra, que recebeu um investimento de R$ 171,97 milhões do Governo Federal, terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. O projeto inclui duas faixas de rolamento, acostamentos, passeios para pedestres e barreiras de proteção do tipo New Jersey.
Conforme o DNIT, cerca de 500 colaboradores atuam em turnos diurnos e noturnos para cumprir o cronograma. Atualmente, as equipes trabalham na execução dos acessos, protensão dos cabos, asfaltamento e implantação das barreiras e guarda-corpos.
Próximas etapas e contexto
Nos próximos dias, as etapas finais incluem a aplicação das juntas de dilatação, execução das calçadas nos acessos e da laje de transição no lado tocantinense. A última fase será a implantação da sinalização e do sistema de segurança viária.
Em fevereiro de 2025, os remanescentes da estrutura antiga foram implodidos, dando início à construção da nova ponte, considerada uma rota vital para o transporte de pessoas e cargas entre os dois estados.
Deixe seu Comentário
0 Comentários