Prefeito de Palmas anuncia obras de infraestrutura e comenta prisão em entrevista
Gestor promete renovação da malha viária e atribui sua prisão preventiva a diálogos tirados de contexto.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), avaliou seu primeiro ano de gestão e anunciou obras de infraestrutura para 2026 em entrevista à TV Anhanguera nesta quarta-feira (24). Ele afirmou que a prioridade será a renovação da malha viária da capital e comentou sobre os 20 dias que passou em prisão preventiva e domiciliar em junho de 2025.
Segundo o gestor, sua prisão, determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorreu por causa de "fofoca" e diálogos que foram tirados de contexto. A operação da Polícia Federal investigava supostos vazamentos de informações judiciais no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Obras e prioridades para a capital
Eduardo Siqueira destacou que uma das principais ações para 2026 será a drenagem e a renovação do asfalto em várias quadras da cidade. Ele anunciou um financiamento exclusivo para resolver problemas de alagamentos e buracos, que se intensificam no período chuvoso.
"Estamos falando de uma malha viária predominantemente velha, desgastada. Então, o que nós precisamos fazer é renovar a malha viária e começar a colocar asfaltos usinados a quente, com maior durabilidade", declarou o prefeito.
Entre os compromissos, ele prometeu entregar a obra da rotatória do setor Bertaville até janeiro de 2026 e priorizar a integração do plano diretor com os bairros mais populosos da região sul, através do prolongamento da Avenida Siqueira Campos, antiga Teotônio Segurado.
Transporte público e gestão orçamentária
Sobre o transporte coletivo, o prefeito atribuiu a demora nos finais de semana e feriados à gratuidade do serviço nesses dias. Ele sugeriu que ajustes na frota poderiam ser feitos e ponderou sobre a possibilidade de a população preferir pagar por um serviço mais frequente.
Em 2025, uma nova frota de 140 ônibus zero quilômetro, com ar-condicionado e Wi-Fi, assumiu o serviço na capital, com tarifa de R$ 4,85. A Prefeitura recentemente abriu uma licitação para contratar uma nova operadora por 20 anos, com investimento estimado em R$ 4,112 bilhões.
Questionado sobre a festa de Ano-Novo, Siqueira afirmou que a prioridade de sua gestão é a "qualidade do gasto público", citando que o valor do evento equivale a um ano de investimentos nos restaurantes comunitários.
Contexto da prisão e retomada do cargo
Eduardo Siqueira Campos foi preso pela Polícia Federal em junho de 2025, em nova fase da Operação Sisamnes. Na época, a Prefeitura emitiu nota destacando que as investigações não se relacionavam com a atual gestão municipal.
Após a prisão, o vice Carlos Velozo (Agir) assumiu como prefeito em exercício. O titular reassumiu o cargo no dia 17 de julho de 2025, após 20 dias de prisão, em nova decisão do ministro Cristiano Zanin.
Deixe seu Comentário
0 Comentários