Procon Tocantins registra mais de 31 mil reclamações contra empresas em 2025
Claro, Tim, Energisa, BRK e Bradesco lideram ranking de queixas de consumidores no estado.
O Procon Tocantins recebeu 31.616 reclamações contra empresas ao longo de 2025, segundo levantamento do órgão divulgado nesta terça-feira (13). As queixas se concentraram em setores como serviços essenciais, telecomunicações e instituições financeiras, com cinco empresas respondendo pela maior parte dos registros.
O diretor de fiscalização do Procon, Magno Silva, explicou que o órgão atua na esfera administrativa para defender os consumidores, utilizando notificações e mediações. "Se não resolver [na audiência], aquela reclamação vira um processo administrativo, que vai para a análise técnico-jurídica, e essa empresa vai receber uma multa", afirmou.
Ranking das empresas mais reclamadas
O levantamento apontou as cinco empresas que mais motivaram os consumidores a buscarem o Procon para resolução de problemas. A operadora de telefonia Claro lidera a lista, com 2.194 reclamações, seguida pela concorrente Tim, com 1.869 registros.
No setor de serviços essenciais, a Energisa, distribuidora de energia, aparece em terceiro, com 1.167 queixas. A BRK, concessionária de água e esgoto, registrou 1.068 reclamações, enquanto o Bradesco, instituição bancária, totalizou 1.037 registros.
Natureza das reclamações e posicionamentos
As principais queixas envolvem cobranças indevidas, dificuldades de cancelamento e falhas na prestação de serviços de telecomunicação. No setor bancário, os problemas giram em torno de cartões, contas, empréstimos e cobranças. Já nos serviços essenciais, as reclamações abordam o fornecimento de água e energia.
O g1 solicitou posicionamento à Claro e à Tim, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Em nota, a Energisa informou que as 1.167 reclamações representam menos de 0,2% de sua base de mais de 702 mil clientes no estado e atribuiu parte dos problemas a um aumento de 28% nas descargas atmosféricas em 2025.
A BRK destacou que houve uma redução de 34% nas reclamações nos últimos cinco anos e que 80% dos atendimentos pelo Procon em 2025 foram resolvidos de imediato. O Bradesco afirmou, também em nota, que "acompanha constantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções".
Como o Procon atua e como registrar reclamações
Magno Silva orienta que o consumidor procure primeiro a empresa para tentar uma solução amigável. "Caso a empresa não resolva o problema, aí o Procon está aqui à disposição", disse. Para demandas individuais, é possível registrar a reclamação presencialmente em uma das dez unidades do órgão no estado ou pelo site oficial.
Para situações que podem afetar outros consumidores, o canal indicado é o WhatsApp de denúncias no número (63) 9 9216-6840 ou o Disque 151. "Através desse canal, o consumidor pode enviar fotos, vídeos e todos os documentos que possam subsidiar o trabalho de fiscalização", reforçou o diretor.
Deixe seu Comentário
0 Comentários