Vacinação antirrábica: veja orientações para tutores que vão levar pets aos pontos em Palmas
Preparativos necessários para a vacinação antirrábica em Palmas exigem atenção dos tutores.
Com a campanha anual de vacinação antirrábica se aproximando, o Dia D será celebrado em Palmas no próximo sábado, 26. Os tutores de cães e gatos precisam estar cientes dos cuidados essenciais para garantir a segurança e o conforto de seus animais durante o transporte aos pontos de vacinação. É fundamental observar as condições de saúde do pet e levar os documentos exigidos para que a imunização ocorra sem contratempos.
O médico veterinário da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Leandro Chaves, ressalta que, para evitar quaisquer acidentes, os cães devem ser levados com coleira, guia e, se necessário, focinheira. Essa recomendação é especialmente importante para animais de grande porte ou que tenham reações agressivas. No caso dos gatos, que são mais suscetíveis ao estresse, o transporte deve ser realizado exclusivamente em caixas adequadas, que oferecem maior segurança e conforto.
Embora a vacinação seja gratuita, é aconselhável que os tutores apresentem o cartão de vacina do animal, caso o possuam. Assim, o comprovante de vacinação pode ser anexado ao documento. É ainda recomendado que o responsável pelo pet tenha consigo um documento pessoal. Além disso, a vacinação é destinada apenas a cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade. Animais que estejam doentes, em tratamento ou que tenham passado por cirurgia recente devem aguardar a recuperação antes de serem imunizados. A vacina antirrábica é essencial na proteção de pets e humanos contra a raiva, uma doença com alta taxa de letalidade, e deve ser realizada anualmente.
Deixe seu Comentário
0 Comentários