Praia do Pequizeiro: oásis de águas cristalinas no cerrado tocantinense atrai turistas
Local privado em Lavandeira oferece cenário paradisíaco com estrutura rústica e trilhas em meio à vegetação nativa preservada.
A Praia do Pequizeiro, um dos cenários naturais mais impressionantes do Tocantins, é comparada a um oásis por suas águas cristalinas em meio ao cerrado. Localizada às margens do Rio Ribeirão, na região das Serras Gerais, próximo ao município de Lavandeira, o ponto turístico surgiu de piqueniques familiares e hoje atrai visitantes em busca de tranquilidade e contato com a natureza preservada.
O acesso ao local, que fica em uma propriedade privada administrada por Walterley Moura, é considerado tranquilo, com estrada pavimentada, mesmo para quem parte da capital, Palmas. A paisagem, que encanta os turistas, é mantida quase inalterada há cerca de 29 anos, desde que a família adquiriu a fazenda.
Estrutura rústica e cuidados com a preservação
A infraestrutura da Praia do Pequizeiro é descrita como rústica, composta por uma cozinha que serve refeições, banheiros e chalés feitos de materiais naturais. Para preservar a atmosfera do local, o proprietário adota medidas firmes, restringindo, por exemplo, a entrada de grupos com som alto. "Lá é para quem quer paz e tranquilidade", afirma o guia turístico Mamedkarin.
O guia também orienta os visitantes a levarem dinheiro em espécie, pois não há garantia do funcionamento de Pix ou cartão devido a possíveis falhas na conexão com a internet no local rural.
Impacto no turismo local e belezas naturais
Para a cidade de Lavandeira, que tem aproximadamente 1.600 habitantes segundo o último censo do IBGE (2022), a praia se tornou um grande atrativo turístico. "Com certeza é um privilégio termos um local como a Praia do Pequizeiro na nossa cidade", disse a secretária municipal de Turismo, Rayane Noedson. Ela destacou o bom relacionamento com os proprietários e o apoio dado ao atrativo, que beneficia o comércio local.
Além do cenário principal, os visitantes podem realizar trilhas, como a do Rio Azuis, que deve ser feita com acompanhamento de guia devido aos riscos do percurso. A praia está inserida em um ambiente de cerrado e mata ciliar, que ajuda a proteger a qualidade da água e a biodiversidade local.
Experiência dos visitantes e origem do ponto turístico
Visitantes relatam se encantarem com a beleza do local. "É bonito, muito bonito. É uma praia de correnteza, fica a água correndo pelo corpo", descreve Kivia Raquel, analista de RH que esteve no local no último ano. Ela também elogiou a limpeza e o tamanho do espaço, que evita aglomerações.
Walterley Moura, o proprietário, conta que o local era acessado apenas pela família e por rebanhos de gado através de trilhas, antes de se tornar um ponto turístico. "Tudo natural. A gente tenta sempre preservar tudo", explica ele, afirmando que as construções básicas foram feitas apenas para atender a demanda dos visitantes, sem alterar a paisagem original.
Deixe seu Comentário
0 Comentários