Semana Nacional do Registro Civil em Palmas: Inclusão e Cidadania

A documentação pessoal é crucial para garantir a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais de qualquer indivíduo. Infelizmente, segundo o Censo de 2022, milhões de brasileiros ainda não possuem sequer a certidão de nascimento, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com o intuito de mudar essa realidade, a Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se tem se destacado como uma iniciativa importante. No Tocantins, a Corregedoria Geral da Justiça coordenou a ação, proporcionando à população carente o acesso gratuito à emissão de documentos do registro civil, promovendo assim a inclusão social de muitos tocantinenses. Indivíduos como David Pereira Neves, que aos 41 anos finalmente obteve sua certidão de nascimento durante a Semana Nacional do Registro Civil em Palmas. Para ele, é um marco significativo que representa o início de uma nova etapa, com planos de se alfabetizar, obter uma carteira de trabalho e conquistar um emprego formal. Já a pequena Maria Vitória Marinho Botelho, de sete anos, terá a oportunidade de realizar seu sonho de estudar, graças à certidão de nascimento obtida durante a semana. Sua mãe, Elinelza Marinho de Melo, expressa alívio ao conseguir o documento sem custos, refletindo a importância desse serviço para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a Semana Nacional do Registro Civil em Palmas possibilitou que Dona Ivone Oliveira Costa regularizasse não apenas seu próprio documento, mas também o de três filhos e uma neta. A ação também incluiu a emissão do novo RG, como no caso da assistente administrativa Dayane Francisca da Silva Lopes, que agora aguarda a entrega dos documentos com tranquilidade. Para garantir a acessibilidade de toda a população, o Poder Judiciário disponibilizou intérpretes de Libras durante a Semana, permitindo que pessoas surdas e deficientes auditivos fossem atendidas com eficácia. A atenção e o suporte proporcionados durante a ação foram fundamentais para que todos se sentissem acolhidos e assistidos da melhor forma possível. Diante da parceria entre diversos órgãos e entidades, a Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se em Palmas se destacou como um verdadeiro serviço de cidadania e inclusão social, impactando positivamente a vida de inúmeros indivíduos e famílias na busca por seus direitos fundamentais.

Maio 20, 2024 - 19:20
 0
Semana Nacional do Registro Civil em Palmas: Inclusão e Cidadania

A documentação pessoal é crucial para garantir a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais de qualquer indivíduo. Infelizmente, segundo o Censo de 2022, milhões de brasileiros ainda não possuem sequer a certidão de nascimento, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com o intuito de mudar essa realidade, a Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se tem se destacado como uma iniciativa importante. No Tocantins, a Corregedoria Geral da Justiça coordenou a ação, proporcionando à população carente o acesso gratuito à emissão de documentos do registro civil, promovendo assim a inclusão social de muitos tocantinenses.

Indivíduos como David Pereira Neves, que aos 41 anos finalmente obteve sua certidão de nascimento durante a Semana Nacional do Registro Civil em Palmas. Para ele, é um marco significativo que representa o início de uma nova etapa, com planos de se alfabetizar, obter uma carteira de trabalho e conquistar um emprego formal.

Já a pequena Maria Vitória Marinho Botelho, de sete anos, terá a oportunidade de realizar seu sonho de estudar, graças à certidão de nascimento obtida durante a semana. Sua mãe, Elinelza Marinho de Melo, expressa alívio ao conseguir o documento sem custos, refletindo a importância desse serviço para famílias em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a Semana Nacional do Registro Civil em Palmas possibilitou que Dona Ivone Oliveira Costa regularizasse não apenas seu próprio documento, mas também o de três filhos e uma neta. A ação também incluiu a emissão do novo RG, como no caso da assistente administrativa Dayane Francisca da Silva Lopes, que agora aguarda a entrega dos documentos com tranquilidade.

Para garantir a acessibilidade de toda a população, o Poder Judiciário disponibilizou intérpretes de Libras durante a Semana, permitindo que pessoas surdas e deficientes auditivos fossem atendidas com eficácia. A atenção e o suporte proporcionados durante a ação foram fundamentais para que todos se sentissem acolhidos e assistidos da melhor forma possível.

Diante da parceria entre diversos órgãos e entidades, a Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se em Palmas se destacou como um verdadeiro serviço de cidadania e inclusão social, impactando positivamente a vida de inúmeros indivíduos e famílias na busca por seus direitos fundamentais.