Aumento de 110% nos Casos de Diarreia Aguda em Araguaína, Tocantins
Araguaína, no Tocantins, está enfrentando um surto de diarreia aguda, com um aumento significativo de 110% nos casos durante o mês de julho. A doença, conhecida como 'virose de verão', tem afetado diversos moradores da região, com um total de 1.221 casos registrados nas últimas três semanas do mês, em comparação com os 581 casos contabilizados no ano anterior. Os principais sintomas da diarreia aguda incluem diarreia intensa em um período de 24 horas, dores abdominais, náuseas, vômitos, febre e presença de sangue ou muco nas fezes. Os números alarmantes mostram que, nos primeiros dias de junho, foram registrados 270 casos, número que subiu para 516 na segunda semana do mês e atingiu 1.221 casos na terceira semana. Os dados são coletados pela Vigilância Epidemiológica em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Os moradores que apresentarem sintomas de diarreia constante devem procurar as unidades de saúde e, em casos mais graves, a Unidade de Pronto Atendimento. Já as crianças de até 11 anos com sintomas devem ser encaminhadas para o Pronto Atendimento Infantil para avaliação e tratamento adequado.
Araguaína, no Tocantins, está enfrentando um surto de diarreia aguda, com um aumento significativo de 110% nos casos durante o mês de julho. A doença, conhecida como 'virose de verão', tem afetado diversos moradores da região, com um total de 1.221 casos registrados nas últimas três semanas do mês, em comparação com os 581 casos contabilizados no ano anterior.
Os principais sintomas da diarreia aguda incluem diarreia intensa em um período de 24 horas, dores abdominais, náuseas, vômitos, febre e presença de sangue ou muco nas fezes.
Os números alarmantes mostram que, nos primeiros dias de junho, foram registrados 270 casos, número que subiu para 516 na segunda semana do mês e atingiu 1.221 casos na terceira semana. Os dados são coletados pela Vigilância Epidemiológica em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Os moradores que apresentarem sintomas de diarreia constante devem procurar as unidades de saúde e, em casos mais graves, a Unidade de Pronto Atendimento. Já as crianças de até 11 anos com sintomas devem ser encaminhadas para o Pronto Atendimento Infantil para avaliação e tratamento adequado.