Chuvas no Uruguai e na Argentina deixam mais de 4, 5 mil deslocados
Formação de ciclone extratropical na costa da Argentina intensifica clima intenso no sul do continente
As fortes chuvas que afetam grande parte do estado do Rio Grande do Sul também atingem uma parte do Uruguai e da Argentina. De acordo com dados das autoridades locais, há cerca de 4000 e 500 evacuados em ambos os países, respectivamente, em regiões afetadas pela cheia do Rio Uruguai.
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia, o sul do continente passa por eventos extremos devido a formação de um ciclone extratropical entre o norte da Argentina e o sul do Uruguai, intensificado com a onda de calor no sudeste brasileiro, que serve como uma 'barreira' para a frente fria no Rio Grande do Sul dissipar.
Segundo o último boletim do Sistema Nacional de Emergências (Sinae) do Uruguai, 9 das 19 províncias do país tiveram seus habitantes evacuados - destes, 598 precisaram de resgate para sair. Além dos deslocados, há cerca de 3,2 mil pessoas sem energia elétrica por conta das enchentes.
Além dos problemas da infraestrutura relacionados às chuvas, o Uruguai também enfrenta aumento da população de mosquitos, entre eles o mosquito da dengue.
Já na Argentina, a maioria dos afetados mora em Concordia, província de Entre Ríos. Outra cidade em estado de alerta é Gualeguaychú, onde 15 pessoas já foram evacuadas.
Óbitos no RS sobem para 147
O último boletim de atualização da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (13), confirma 147 mortes e mais de 538 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul. Os temporais atingem o estado desde o dia 29 de abril.
O número de feridos permaneceu em 806, e o de desaparecidos diminuiu para 127. Ainda, a Defesa Civil do estado informa que 76.470 pessoas e 10.814 animais foram resgatados.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp