GRAER PMTO realiza operação aérea para monitoramento de arraia-maçã, espécie criticamente em perigo de extinção

Janeiro 25, 2025 - 12:21
 0

No dia 24 de janeiro, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRAER) da Polícia Militar do Tocantins, em parceria com o Naturatins, realizou uma operação conjunta para monitoramento da arraia-maçã, espécie classificada como "criticamente em perigo de extinção". Utilizando o helicóptero GRAER-03, a operação foi realizada ao longo do Rio Tocantins, sobre o lago de Palmas, no Rio Araguaia, em Araguacema, e no Ribeirão Santa Luzia.

O monitoramento aéreo foi viabilizado pelo uso da tecnologia de rádio telemetria, empregada por pesquisadores do Naturatins. A plataforma elevada proporcionada pela aeronave do GRAER-03 permitiu avanços significativos no estudo da espécie.

O professor Domingos Garrone Neto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destacou a relevância da operação: "A operação aérea representa um avanço significativo no projeto de conservação. Conseguimos, via aeronave, fazer um rastreamento aéreo que não tinha sido feito ainda no âmbito do projeto Pró Espécies, do Fundo Global para o Meio Ambiente".

A iniciativa demonstra o compromisso da Polícia Militar com a conservação ambiental e fortalece a parceria com o Naturatins. O trabalho conjunto busca preservar ecossistemas fundamentais para a biodiversidade brasileira, consolidando o papel do GRAER como um agente de proteção e preservação no Tocantins.

"GRAER – Asas que protegem e socorrem os tocantinenses."