Inmet emite alertas de baixa umidade e altas temperaturas em Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade que cobrem quase todo o estado de Tocantins nesta quinta-feira (19). A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%, podendo atingir os 12% em algumas regiões, condições semelhantes às de um clima desértico. Além da baixa umidade, o estado também enfrenta altas temperaturas, com cinco cidades registrando mais de 41°C. Peixe, por sua vez, foi a cidade mais quente do país na quarta-feira (18). Em Araguaína, as temperaturas podem chegar a 39°C, enquanto em Palmas e Gurupi, os termômetros podem marcar 40°C e 39°C, respectivamente. Porto Nacional, na região central do estado, pode chegar a uma temperatura de 40.6°C, sendo a mais alta do estado. O alerta laranja do Inmet abrange grande parte do estado, com exceção da região norte. Nuvens escassas são esperadas em todo o estado, e nas áreas sob alerta laranja, uma névoa seca pode cobrir o céu. Para lidar com o clima seco, o instituto recomenda o uso de umidificadores de ar e desencoraja a prática de atividades físicas nas áreas afetadas. Fique por dentro de mais notícias da região no g1 Tocantins. *Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.

Setembro 19, 2024 - 11:55
 0
Inmet emite alertas de baixa umidade e altas temperaturas em Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade que cobrem quase todo o estado de Tocantins nesta quinta-feira (19). A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%, podendo atingir os 12% em algumas regiões, condições semelhantes às de um clima desértico.

Além da baixa umidade, o estado também enfrenta altas temperaturas, com cinco cidades registrando mais de 41°C. Peixe, por sua vez, foi a cidade mais quente do país na quarta-feira (18).

Em Araguaína, as temperaturas podem chegar a 39°C, enquanto em Palmas e Gurupi, os termômetros podem marcar 40°C e 39°C, respectivamente. Porto Nacional, na região central do estado, pode chegar a uma temperatura de 40.6°C, sendo a mais alta do estado.

O alerta laranja do Inmet abrange grande parte do estado, com exceção da região norte. Nuvens escassas são esperadas em todo o estado, e nas áreas sob alerta laranja, uma névoa seca pode cobrir o céu.

Para lidar com o clima seco, o instituto recomenda o uso de umidificadores de ar e desencoraja a prática de atividades físicas nas áreas afetadas. Fique por dentro de mais notícias da região no g1 Tocantins.

*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.