Aves Exóticas do Tocantins: Conheça a Curiosa e Peculiar Catingueira

O Tocantins, estado que comemora 36 anos, tem em sua iconografia uma ave peculiar e curiosa: a catingueira. Com olhos vermelhos, um 'topete' chamativo e um sistema digestivo semelhante ao de uma vaca, esse pássaro de aparência única chama a atenção de quem o avista nas margens dos rios da bacia Tocantins-Araguaia, na região oeste do estado. Conhecida também como cigana, jacu-cigano, hoa-zim, cigano e aturiá, a catingueira possui o nome científico de Opisthocomus hoazin, que traduzido significa "pássaro grande com cabelo comprido para trás". Segundo o biólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres Pinheiro, a origem dessa espécie pode estar relacionada a aves que habitavam o continente africano há mais de 20 milhões de anos. Embora tenha sido descoberta na América do Sul há mais de 200 anos, especula-se que a catingueira e outras espécies de aves brasileiras e sul-americanas possam ter tido sua origem na África, antes da separação dos continentes há 100 milhões de anos. Esse curioso pássaro, com seu cabelo comprido e leve odor, permanece como um dos ícones do Tocantins, representando a rica biodiversidade e peculiaridades da região.

Outubro 5, 2024 - 06:15
 0
Aves Exóticas do Tocantins: Conheça a Curiosa e Peculiar Catingueira

O Tocantins, estado que comemora 36 anos, tem em sua iconografia uma ave peculiar e curiosa: a catingueira. Com olhos vermelhos, um 'topete' chamativo e um sistema digestivo semelhante ao de uma vaca, esse pássaro de aparência única chama a atenção de quem o avista nas margens dos rios da bacia Tocantins-Araguaia, na região oeste do estado.

Conhecida também como cigana, jacu-cigano, hoa-zim, cigano e aturiá, a catingueira possui o nome científico de Opisthocomus hoazin, que traduzido significa "pássaro grande com cabelo comprido para trás". Segundo o biólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres Pinheiro, a origem dessa espécie pode estar relacionada a aves que habitavam o continente africano há mais de 20 milhões de anos.

Embora tenha sido descoberta na América do Sul há mais de 200 anos, especula-se que a catingueira e outras espécies de aves brasileiras e sul-americanas possam ter tido sua origem na África, antes da separação dos continentes há 100 milhões de anos. Esse curioso pássaro, com seu cabelo comprido e leve odor, permanece como um dos ícones do Tocantins, representando a rica biodiversidade e peculiaridades da região.