Eleições municipais movimentam o Tocantins: 1.171.342 eleitores nas urnas
Neste domingo (6) é o dia de escolher prefeitos e vereadores que vão conduzir os poderes Executivo e Legislativo municipais pelos próximos quatro anos. No Tocantins, um total de 1.171.342 eleitores devem ir às urnas nos 139 municípios. Os eleitores tocantinenses estão distribuídos em 910 locais de votação e 4.171 seções eleitorais. Ao todo, 26,7 mil pessoas estão envolvidas no processo eleitoral deste ano. Para garantir a segurança neste domingo, forças de segurança estarão com o efetivo nas ruas e foi criado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A operação envolverá as polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em todo o estado, a votação começa às 8h e segue até as 17h. Caso o eleitor ou eleitora ainda não saiba onde deve votar, é possível consultar a seção de três formas, segundo o TRE: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia do pleito, o eleitor pode manifestar preferência por candidatos ou partidos desde que seja de forma "individual e silenciosa". Isso significa que é liberado usar adereços como bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Eleitores pode levar crianças, mas elas não são permitidas dentro da cabina, exceto crianças de colo. No caso de pessoas com deficiências, as urnas são adaptadas com Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e braile. Pessoas com mobilidade reduzida ou dentro do espectro autista podem ter com acompanhante na hora do voto. O e-Título pode ser usado para substituir o título de papel nas seções de votação. O aplicativo exibe informações sobre quitação eleitoral, dados de cadastramento biométrico e o endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização. Mas só poderá ser usado por quem baixou e habilitou o aplicativo até sábado (5).
Neste domingo (6) é o dia de escolher prefeitos e vereadores que vão conduzir os poderes Executivo e Legislativo municipais pelos próximos quatro anos. No Tocantins, um total de 1.171.342 eleitores devem ir às urnas nos 139 municípios.
Os eleitores tocantinenses estão distribuídos em 910 locais de votação e 4.171 seções eleitorais. Ao todo, 26,7 mil pessoas estão envolvidas no processo eleitoral deste ano.
Para garantir a segurança neste domingo, forças de segurança estarão com o efetivo nas ruas e foi criado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A operação envolverá as polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Em todo o estado, a votação começa às 8h e segue até as 17h. Caso o eleitor ou eleitora ainda não saiba onde deve votar, é possível consultar a seção de três formas, segundo o TRE:
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia do pleito, o eleitor pode manifestar preferência por candidatos ou partidos desde que seja de forma "individual e silenciosa". Isso significa que é liberado usar adereços como bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
Eleitores pode levar crianças, mas elas não são permitidas dentro da cabina, exceto crianças de colo. No caso de pessoas com deficiências, as urnas são adaptadas com Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e braile. Pessoas com mobilidade reduzida ou dentro do espectro autista podem ter com acompanhante na hora do voto.
O e-Título pode ser usado para substituir o título de papel nas seções de votação. O aplicativo exibe informações sobre quitação eleitoral, dados de cadastramento biométrico e o endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização. Mas só poderá ser usado por quem baixou e habilitou o aplicativo até sábado (5).