Governo Federal anuncia construção de hidrovia para escoamento de produção pelo rio Tocantins
O Governo Federal anunciou a construção de uma hidrovia para o escoamento de produção pelos rios do Tocantins. O projeto visa a utilização das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins para transportar mais de 20 milhões de toneladas de grãos. A medida tem como objetivo principal diminuir a quantidade de caminhões nas estradas, fortalecendo o modal de transporte do norte do Brasil. A hidrovia Tocantins-Araguaia é uma importante rota de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, sendo navegável até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA). A movimentação hidroviária na região atualmente é de cerca de três milhões de toneladas e com a implementação da hidrovia e outras obras de infraestrutura o número deve chegar a mais de 20 milhões de toneladas. Além disso, foram enviados documentos para a emissão de licença ambiental ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, prevendo o início das obras no próximo ano. Durante a construção da hidrovia, será realizada a remoção de rochas do leito do rio para garantir a segurança do transporte hidroviário. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da obra para o escoamento da produção de estados como Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Durante o anúncio, o DNIT também informou sobre as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.
O Governo Federal anunciou a construção de uma hidrovia para o escoamento de produção pelos rios do Tocantins. O projeto visa a utilização das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins para transportar mais de 20 milhões de toneladas de grãos. A medida tem como objetivo principal diminuir a quantidade de caminhões nas estradas, fortalecendo o modal de transporte do norte do Brasil.
A hidrovia Tocantins-Araguaia é uma importante rota de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, sendo navegável até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA). A movimentação hidroviária na região atualmente é de cerca de três milhões de toneladas e com a implementação da hidrovia e outras obras de infraestrutura o número deve chegar a mais de 20 milhões de toneladas.
Além disso, foram enviados documentos para a emissão de licença ambiental ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, prevendo o início das obras no próximo ano. Durante a construção da hidrovia, será realizada a remoção de rochas do leito do rio para garantir a segurança do transporte hidroviário.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da obra para o escoamento da produção de estados como Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Durante o anúncio, o DNIT também informou sobre as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.