Incêndio florestal ameaça fazendas em Araguanã, Tocantins
Um incêndio florestal está consumindo áreas de fazendas localizadas em Araguanã, no norte do Tocantins. O fogo começou na tarde de sexta-feira (30) e até a manhã desta segunda-feira (2), mais de 100 pessoas atuavam no combate às chamas. Segundo Patrick Rangel, secretário de meio ambiente do município, a prioridade no momento é evitar que o vento leve as chamas para a zona urbana. "Vamos acompanhando a movimentação [do fogo]. Ontem o combate foi para as chamas não passarem para as demais fazendas e chegarem a cidade, mas o vento não ajuda", comenta. Equipes de brigadistas, Defesa Civil e voluntários estiveram no local durante toda a noite de domingo (1º), mesmo assim não foi possível controlar as chamas. De acordo com a Brigada de Incêndio da cidade, uma propriedade da região estava sendo gradeada e durante o contato dos discos com pedras se formaram faíscas que atingiram a vegetação. Por causa do tempo seco e ventos fortes, o fogo se espalhou rapidamente e formou o incêndio de grandes proporções. Imagens da região mostram a situação das propriedades. As chamas produziram muita fumaça e atingiram uma grande extensão de terra, podendo ser vistas de longe. Entre os envolvidos no combate estão pessoas da Defesa Civil com o reforço do Sindicato Rural de Araguaína, que enviou carros-pipas e trabalhadores para ajudar a controlar o incêndio.
Um incêndio florestal está consumindo áreas de fazendas localizadas em Araguanã, no norte do Tocantins. O fogo começou na tarde de sexta-feira (30) e até a manhã desta segunda-feira (2), mais de 100 pessoas atuavam no combate às chamas.
Segundo Patrick Rangel, secretário de meio ambiente do município, a prioridade no momento é evitar que o vento leve as chamas para a zona urbana. "Vamos acompanhando a movimentação [do fogo]. Ontem o combate foi para as chamas não passarem para as demais fazendas e chegarem a cidade, mas o vento não ajuda", comenta.
Equipes de brigadistas, Defesa Civil e voluntários estiveram no local durante toda a noite de domingo (1º), mesmo assim não foi possível controlar as chamas.
De acordo com a Brigada de Incêndio da cidade, uma propriedade da região estava sendo gradeada e durante o contato dos discos com pedras se formaram faíscas que atingiram a vegetação. Por causa do tempo seco e ventos fortes, o fogo se espalhou rapidamente e formou o incêndio de grandes proporções.
Imagens da região mostram a situação das propriedades. As chamas produziram muita fumaça e atingiram uma grande extensão de terra, podendo ser vistas de longe.
Entre os envolvidos no combate estão pessoas da Defesa Civil com o reforço do Sindicato Rural de Araguaína, que enviou carros-pipas e trabalhadores para ajudar a controlar o incêndio.