Paulo Waikarñase Xerente assume Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais
A primeira indígena a assumir a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Silva Werreria Karajá, foi exonerada do cargo. Ela foi a pioneira indígena a ocupar uma secretaria de estado e permaneceu no cargo por pouco mais de um ano. Agora, quem assume a posição é Paulo Waikarñase Xerente. A mudança foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24). Paulo Xerente é mestre em Ciências do Ambiente e já ocupava o cargo de diretor de proteção aos indígenas na mesma secretaria. A Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais tem como atribuição a responsabilidade de propor diretrizes para a política estadual de proteção aos povos originários e tradicionais no estado. Além disso, a secretaria estabelece ações de mediação para a resolução de conflitos sociais envolvendo os povos originários e tradicionais, bem como acompanha a execução de convênios voltados ao desenvolvimento de ações de proteção para essas comunidades. Para mais notícias da região, acesse o g1 Tocantins.
A primeira indígena a assumir a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Silva Werreria Karajá, foi exonerada do cargo. Ela foi a pioneira indígena a ocupar uma secretaria de estado e permaneceu no cargo por pouco mais de um ano. Agora, quem assume a posição é Paulo Waikarñase Xerente.
A mudança foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24). Paulo Xerente é mestre em Ciências do Ambiente e já ocupava o cargo de diretor de proteção aos indígenas na mesma secretaria.
A Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais tem como atribuição a responsabilidade de propor diretrizes para a política estadual de proteção aos povos originários e tradicionais no estado.
Além disso, a secretaria estabelece ações de mediação para a resolução de conflitos sociais envolvendo os povos originários e tradicionais, bem como acompanha a execução de convênios voltados ao desenvolvimento de ações de proteção para essas comunidades.
Para mais notícias da região, acesse o g1 Tocantins.