Polícia Militar do Tocantins forma 15 novos 'Caveiras' e surpreende com simulações realistas

A Polícia Militar do Tocantins comemora a conclusão do 3º Curso de Operações Especiais - COESP, com a formatura de 15 novos policiais especializados. Os novos 'Caveiras', como são conhecidos os que concluem o curso, receberam certificados que os qualificam para lidar com situações de alta complexidade na segurança pública. A cerimônia de formatura aconteceu na noite desta segunda-feira, 2, no pátio do Quartel do Comando-Geral, em Palmas e contou com a presença de autoridades militares, civis e familiares dos graduados. Os novos 'Caveiras do Sol' do Tocantins agora farão parte do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e estão altamente preparados para atuar em operações críticas, como resgate de reféns, invasões de imóveis urbanos e rurais e ações em ambientes hostis. O treinamento intenso que receberam incluiu táticas avançadas, técnicas de combate e simulações realistas que os preparam para lidar com eficácia com situações extremas e de alta pressão. Durante a solenidade, os formandos surpreenderam a todos ao recriar uma ocorrência no pátio do quartel envolvendo um objeto suspeito de ser uma bomba, que exigiu a intervenção do esquadrão de bombas do BOPE. Em seguida, o pelotão simulou um evento crítico com reféns, onde os 'Caveiras' tiveram que utilizar suas habilidades de negociação e gerenciamento de crise para resgatar a vítima. A terceira demonstração envolveu uma patrulha rural do BOPE, que percorreu uma área crítica em busca de criminosos envolvidos em roubos a banco, mostrando o tipo de combate já vivenciado pelo batalhão durante a Operação Canguçu em 2023. O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do Batalhão de Operações Especiais para a segurança pública do estado. 'Hoje, a Polícia Militar do Tocantins entrega à sociedade 15 novos profissionais prontos para enfrentar os maiores desafios. Com a formação que receberam, estarão aptos a garantir a segurança de nossa comunidade em situações que demandam uma intervenção altamente especializada'. Disciplina Carga Horária Tiro de combate 50 horas Sobrevivência policial 100 horas Combate corpo a corpo 75 horas Contrabombas 60 horas Contraterror 80 horas Operações rurais 95 horas O III Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins possui carga horária de 1.400 horas/aula distribuídas em 25 disciplinas, com módulos sobre tiro de combate, sobrevivência policial, combate corpo a corpo, contrabombas, contraterror, operações rurais, dentre outras. O III COESP teve início com 48 alunos de diversas forças de segurança e estados, mas apenas 15 completaram o curso, sendo 5 da Polícia Militar do Tocantins, 2 da Polícia Militar do Goiás, 2 da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, 2 da Polícia Militar do Maranhão, 1 da Polícia Militar do Amapá, 1 da Polícia Penal do Tocantins, 1 da Polícia Rodoviária Federal e 1 da Polícia Civil do Tocantins.

Setembro 5, 2024 - 22:45
 0
Polícia Militar do Tocantins forma 15 novos 'Caveiras' e surpreende com simulações realistas

A Polícia Militar do Tocantins comemora a conclusão do 3º Curso de Operações Especiais - COESP, com a formatura de 15 novos policiais especializados. Os novos 'Caveiras', como são conhecidos os que concluem o curso, receberam certificados que os qualificam para lidar com situações de alta complexidade na segurança pública. A cerimônia de formatura aconteceu na noite desta segunda-feira, 2, no pátio do Quartel do Comando-Geral, em Palmas e contou com a presença de autoridades militares, civis e familiares dos graduados.

Os novos 'Caveiras do Sol' do Tocantins agora farão parte do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e estão altamente preparados para atuar em operações críticas, como resgate de reféns, invasões de imóveis urbanos e rurais e ações em ambientes hostis. O treinamento intenso que receberam incluiu táticas avançadas, técnicas de combate e simulações realistas que os preparam para lidar com eficácia com situações extremas e de alta pressão.

Durante a solenidade, os formandos surpreenderam a todos ao recriar uma ocorrência no pátio do quartel envolvendo um objeto suspeito de ser uma bomba, que exigiu a intervenção do esquadrão de bombas do BOPE. Em seguida, o pelotão simulou um evento crítico com reféns, onde os 'Caveiras' tiveram que utilizar suas habilidades de negociação e gerenciamento de crise para resgatar a vítima. A terceira demonstração envolveu uma patrulha rural do BOPE, que percorreu uma área crítica em busca de criminosos envolvidos em roubos a banco, mostrando o tipo de combate já vivenciado pelo batalhão durante a Operação Canguçu em 2023.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do Batalhão de Operações Especiais para a segurança pública do estado. 'Hoje, a Polícia Militar do Tocantins entrega à sociedade 15 novos profissionais prontos para enfrentar os maiores desafios. Com a formação que receberam, estarão aptos a garantir a segurança de nossa comunidade em situações que demandam uma intervenção altamente especializada'.

Disciplina Carga Horária
Tiro de combate 50 horas
Sobrevivência policial 100 horas
Combate corpo a corpo 75 horas
Contrabombas 60 horas
Contraterror 80 horas
Operações rurais 95 horas

O III Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Tocantins possui carga horária de 1.400 horas/aula distribuídas em 25 disciplinas, com módulos sobre tiro de combate, sobrevivência policial, combate corpo a corpo, contrabombas, contraterror, operações rurais, dentre outras. O III COESP teve início com 48 alunos de diversas forças de segurança e estados, mas apenas 15 completaram o curso, sendo 5 da Polícia Militar do Tocantins, 2 da Polícia Militar do Goiás, 2 da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, 2 da Polícia Militar do Maranhão, 1 da Polícia Militar do Amapá, 1 da Polícia Penal do Tocantins, 1 da Polícia Rodoviária Federal e 1 da Polícia Civil do Tocantins.