Ataque a tiros contra o primeiro-ministro da Eslováquia: suspeito acusado de tentativa de homicídio

A polícia da Eslováquia anunciou nesta quinta-feira, 16, que o suspeito do ataque a tiros contra o primeiro-ministro do país, Robert Fico, foi acusado de tentativa de homicídio. O líder eslovaco sofreu um atentado na véspera, sendo baleado cinco vezes à queima-roupa, e permanece em estado “muito grave”. O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, disse em coletiva de imprensa nesta quinta-feira que o suspeito agiu sozinho e que já tinha participado de protestos contra o governo. O portal de notícias eslovaco tvnoviny.sk também reportou nesta quinta-feira que o suspeito pode ser condenado à prisão perpétua. O alegado agressor não foi formalmente identificado, mas a mídia eslovaca informou que ele tem 71 anos, vem da cidade de Levice, é ex-segurança de um shopping center, autor de três livros de poesia e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O meio de comunicação Aktuality.sk entrevistou o filho do suspeito, que disse que seu pai era o titular legal de uma licença de porte de arma. Jornais locais encontraram ainda um vídeo sem data publicado no Facebook, em que o suspeito diz: “Não concordo com a política do governo”, criticando os planos de Fico para fazer uma reforma envolvendo a televisão pública. O atentado ocorreu no dia em que o parlamento começou a discutir a proposta do governo para abolir a emissora RTVS da Eslováquia. A Reuters afirmou ter verificado que a pessoa no vídeo corresponde às imagens do homem preso após o tiroteio de Fico.

Maio 16, 2024 - 11:00
 0
Ataque a tiros contra o primeiro-ministro da Eslováquia: suspeito acusado de tentativa de homicídio

A polícia da Eslováquia anunciou nesta quinta-feira, 16, que o suspeito do ataque a tiros contra o primeiro-ministro do país, Robert Fico, foi acusado de tentativa de homicídio. O líder eslovaco sofreu um atentado na véspera, sendo baleado cinco vezes à queima-roupa, e permanece em estado “muito grave”.

O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, disse em coletiva de imprensa nesta quinta-feira que o suspeito agiu sozinho e que já tinha participado de protestos contra o governo.

O portal de notícias eslovaco tvnoviny.sk também reportou nesta quinta-feira que o suspeito pode ser condenado à prisão perpétua.

O alegado agressor não foi formalmente identificado, mas a mídia eslovaca informou que ele tem 71 anos, vem da cidade de Levice, é ex-segurança de um shopping center, autor de três livros de poesia e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O meio de comunicação Aktuality.sk entrevistou o filho do suspeito, que disse que seu pai era o titular legal de uma licença de porte de arma.

Jornais locais encontraram ainda um vídeo sem data publicado no Facebook, em que o suspeito diz: “Não concordo com a política do governo”, criticando os planos de Fico para fazer uma reforma envolvendo a televisão pública. O atentado ocorreu no dia em que o parlamento começou a discutir a proposta do governo para abolir a emissora RTVS da Eslováquia.

A Reuters afirmou ter verificado que a pessoa no vídeo corresponde às imagens do homem preso após o tiroteio de Fico.